sábado, 26 de março de 2011

As Religiões afro-ameríndias no Orkut!

Reservo este espaço para a galera do Orkut. Aqui deixarei dicas, critícias, recomendações e destaque para pessoas, comunidades e tópicos, assuntos e discussões interessantes que valem a pena conferir. Como também o que não vale conferir.

As comunidade que tratam do universo Umbandista está ficando cada vez mais chato e enjoativo, ou sou eu quem to chata e enjoativa? Acho que ambos, pra falar a verdade.

De uns tempos pra cá, anda cada vez mais difícil entrarmos coisas que realmente vale a pena conferir. Que realmente mereça nossa atenção e participação. Assuntos completamente repetitivos; mesmas briguinhas e discussões: matança na Umbanda, Vocês conhecem o Guia X, alguém sabe a história dele, qual a origem da Umbanda, e Zélio, Exu é o Capeta, quaresma, entre tantos outros assuntos batidos que cansa. Até porque, as respostas são as mesmas, o que muda, são os personagens - pero no mucho -

Tirando os assuntos batidos e repetidos....Ficam as pessoas chatas e repetitivas. E como tem circulado gente desinteressante nesse meio.

Além das pessoas chatas e repetitivas.... tem os que acham que as comunidades do Orkut TEM QUE SER uma porta aberta a iniciantes, curiosos e simpatizantes das religiões para explicações, balcão de "Tira dúvida", "Orientações aqui", "Conheça a Religião ". Não digo que não possa ser um espaço interessante e útil para iniciantes, até porque tenho uma comunidade voltada para esse público. Mas resumir as comunidade para isso, ou que seja pra isso, é um equívoco. Pior é quando pessoas que não conduzem suas postagens para auxiliar iniciantes, por achar que iniciante deve aprender e tirar todas as suas dúvidas dentro de seus próprios terreiros, ou os que façam parte como assistentes, são criticadas e acusadas como não Umbandista por não cumprir "tal ato de ajuda ao próximo, a caridade".

Por outro lado, quem usa as comunidade apenas para se divertir, tirar saro, passar o tempo e nada de proveitoso e construtivo quer tirar, também está perdendo grande oportunidade de no mínino, fazer grandes amigos e trocar idéias sobre assuntos relevantes; assim como era antigamente.

As comunidades a uns 3, 4, anos atrás, eram lugares que se encontrava pessoas realmente dispostas a debater, a trocar idéias, a defender e expor pontos de vista. E se via ótimas discussão, debates onde realmente nos fazia pensar e refletir sobre os diversos temas.  Hoje em dia o que se vê são pessoas que querem porque querem apenas colocar o que acham e ponto. Ou os expõe algo que não aceita respostas e comentários contrários ao esperado. Discordar agora virou sinômino de desrespeito. E ai de quem discordar, é sempre o dono da verdade, o cara que quer ser o tal, e por aí vai. Alias, não se pode criticar nada. Criticar é ilícito e não é coisa de Umbandista. Os bons Umbandistas não criticam. E aí a boa e edificante discussão e confronto de pontos de vista, é coisa esquecida e deixada pra trás pelas comunidades que deveríam entre outras coisas, ser um espaço voltado para discussões e troca de idéia de assuntos afins, que é a religião de Umbanda e seu bojo. Infelizmente! Talvez por isso que as comunidades estão paradonas, e cada dia mais, percebo que os bons debatedores e pessoas que somam, tem sumido e pouco aparecem, lastimavelmente!

As comunidades estão em crise e abaixo destaco os "tipos" que ajudam o Orkut a ficar cada mais menos interessante e mais desanimador!

Tipo 1 : O atiçador disfarçado! É o cara de pau que nunca aparece nos tópicos da comunidade. Mas é o primeiro a aparecer quando o circo tá pegando fogo, querendo apagar com gasolina. E quando a briga esfriou, ele aparece fazendo um comentário "pseubonzinho" só pra reacender o assunto da briga. Mala e Xarope. Não vale a pena conferir gente assim.

Tipo 2: Os pseudo-moralistas - São os caras malas que igualmente ao tipo 1 , quase nunca posta nem contribui com songas nenhuma. Mas aparece do nada, com um manual de bom comportamento debaixo do suvaco, pagando geral e dando lição de moral a todos. Seu discusso geralmente começa assim " que umbandistas são vocês? Vocês deveriam se envergonhar" - É o suprasumo da babaquice. Quem ele acha que é pra ficar dando lição de moral nos outros, ninguem sabe. Nem ele.

Tipo 3: Os Pseudo-bonzinhos - São os Xaropões que tudo é lindo em nome da caridade. Igualmente ao tipo 2, andam com um o manual embaixo do suvaco; a do BOM SAMARITANO. E vive a abraçar todos, todos são seus irmãos, tudo existe até incorporar o Boi Tata , só porque é feio falar que tal coisa não existe, porque podemos estar desrespeitando a fé alheia e a casa do outro. O que importa é a caridade que se faz. Faz o tipo, "acolhedor" e tem pra mais de 500 amigos em seu perfil. 90% são de pessoas que ele nem sabe quem é. Mas vai adicionando só pra fazer volume. Mas olhe bem , espie ! Que por trás de todo pseudo-bonzinho, existe um interesse escondido. Pense! Ele quer ser o perfeitinho, se faz de politicamente corretinho, bonitinho, humildezinho, pequenininho, mas ninguem é tão "INHO" assim. O que ele quer é atrair pessoas pra si, para ser aceito, dizendo e sendo o que todo mundo quer ler e ouvir, mas o porquê disso, Só Zambi pra saber! Causas existências e causas escusas pra vender a auto-imagem ?

Tipo 4 : Os Espertalhões: Tem muito do tipo 3, mas diferentemente de brechas para crises existencias, ele tem é 2, 3 e 4 intenções bem definidades e estruturadas: arrebanhar filhos de fé e/ou clientes na esperança de aumentar o volume do seu terrreiro e/ou suas contas bancárias. O tipo 4 tem sub tipos, que seguem abaixo:

a) O pseudo-sacerdote (como reconhecer) - Primeiramente fazendo total e íntegra questão de expor e ostentar um título e nome pomposo (com nome e sobrenome) logo na abertura de seu perfil. São diretos e logo de cara, já falam que fazem trabalhos espirituais. Dão contato de msn, skype, e-mail e telefone. Pedem participação em trocentas comunidades e participa de algumas (as que são mole pra ele) e vai respondendo as perguntas de pessoas claramente inexperientes, e com com ar do tipo 3, pede pra add (só pra fazer amizade). E assim ele vai tentando fazer a lista de contribuintes. Enfeita o pavão e até arrota descendência, títulos, feituras, tradições. Mas pense: quem realmente tem descendência séria e respeitavel, não ficaria em pleno Orkut, garimpando encaltos para trabalhinhos espirituais. E no fritar dos ovos, quando vai vê, nem PDS o cara é. E por que? Porque é um pseudo-sacerdote, que só quer vender que é, que queria ser, que espera ser, que pensa ser, mas nos fundos, nos fundos, não é chongas nenhuma. Só mais um espertalhão no mundo, que já tá cheinho deles. Nem Original o marmota consegue ser. É só uma figurinha repetida!

b) PDS pseudo-caridoso e bem intencionados - É o cara que é PDS. Igualmente ao tipo de cima, tb declara escancaradamente que o SACERTODE. Mas este não faz propaganda de seus trabalhinhos espirituais. Alias, fazem questão de frisar com todas as letras que TRABALHAM NA LEI DA UMBANDA. Cobrança por trabalhos ?? Jamais !Vivem querendo atenção e fazem de tudo pra consegui-las. Criam comunidades, fazem propaganda de suas comunidades, eventualmente de eventos de sua casa, tentam a todo custo ficar em evidência. São "bonzinhos", o paizão que todo mundo pediu a Deus, querem agradar a todos, todos são queridos, são amadas, são manos e manas. Sempre terminam suas postagens com uma frase de efeito - "que Oxalá lhe cubra, que Oxalá ilumine seu caminho sempre, que Zambi lhe abençoe " e pererê pão duro. São os primeiros a aparecerem naqueles tópicos de inciantes com dúvidas ou com desabafos e problemas. Fazem questão de ser amorosos, atenciosos ao extremo, bonzinhos, desinteressados, beirando a ingenuidade. Que lindos! Mas por trás disso tudo, também esconde objetivos e metas a alcançar - arrebanhar encaltos para suas casas. Eles chamam a atenção pra si, sendo bonzinhos, passando uma imagem que são acolhadores e sérios PDS, mas o tempo acaba mostrando que são cobras falsas, que querem vender uma imagem boa. Mas a hipocrisia, a falsidade e esperteza, são imbatíveis. São os tipos mais perigosos, pq as pessoas acabam comprando que são criaturas maravilhosas, que só querem o bem de todos e da religião. E assim , vai cativando pessoas para baixo de seus asas que de Anjo não tem nada.
    
c) Os Cata-fundamentos - Esse tem um pouco dos outros acima - Vivem pelas comunidades, criando tópicos a fim de pessoas que possam lhe passar algo, com a desculpa de que só quer dar movimento as comunidades. Mas cria tópicos sobre fundamentos na esperança de aprender alguma coisa. Pq é inseguro com o que sabe , ou pensa que sabe. Pra disfarçar sua total ignorância, diz que sabe (mas é segredo), mas no fundo, não sabe é de nada com coisa alguma. Esse tipo é muito fácil de perceber, só não vê , quem não quer, ou deixa se enganar, principalmente se o espertalhão, também fizer o tipo b.

d) Os pseudo-sábios - Esse é o mais difícil de perceber e engana até os mais experiêntes. Pra começar, é o cara que sabe escrever e desenrolar bem um texto. Deve ter estudado em bons colégios, né !! Responde a perguntas difíceis, participa de bons e interessantes debates. Escreve sempre com ar de sábio, e que entende muuuuito bem do que está falando. Beira a arrogância, mas vai conquistando seguidores orkuteiros. Detalhe; se mete em todos os assuntos, mesmo os que não pertençam a religião a qual declara professar. E nunca perde a pose de "cara, eu sei muito bem do que tô falando". Também cria comunidades de esclarecimentos sobre algum assunto, faz questão de colocar suas origens, títulos de tudo mais. Deixa no ar, ou passa todas as letras que entendem muito de fundamentos. Passa credibilidade e solidez nas informações que coloca. E nisso vai ganhando amigos, admiradores. Eventualmente participa de brigas e é aí que se percebe toda a sua vaidade, prepotência, arrogância e infantilidade. Mas o tempo passa, o tempo voa e um belo dia, aos homens de boa vontade, acaba-se por perceber nas entrelinhas que o Tal Fodão, antes de postar, vai em fontes , pesquisa, tira dúvidas com alguém em "segredo", vai em livros, vai em comunidades ás escondidas, onde tem gente que realmente sabe do que fala, e não vamos esquecer de nosso paizão o GOOGLE. E assim ele acaba criando uma identidade que não corresponde a realidade. E muitas vezes, só quem passa a conhece-lo fora das comunidades, é que acaba vendo o tal Mr. Fodão, não passa de mais um Marmota. Figurinha repetida também.   Passa eloquência, seriedade, e compromisso religioso , mas o único compromisso que ele tem de fato, é com o seu bolso e o limite do chefe especial. Quando ele vende um peixe que não tem, e vai ganhando seguidores e admiradores, ele vai servindo de conselheiro, preocupado com o bem estar dos outros, e usa sua influência para ganhar mais um cliente. Se aproveita dos momentos de dificuldades, e desespero e acaba fazendo sua vida assim. Em cima de uma mentira que não correspondem a seus parcos e porcos conhecimentos. Além de seu caráter que não existe. Ética ? O que é isso? Palavra não encontrada no dicionário do Espertalhão tipo D. Atenção !!! É o mais perigoso de todos !! E se você caiu nas malhas dele, cuidado, seu ebó não vai sair por menos de 500 reais. E bom é que ele promete. Mas só promete, porque fazer mesmo, NADA. Tem a balde desse tipo aqui pertim de casa. E aos montes camuflados por aí no Orkut e Net da vida. Todo cuidado é pouco!

E pra fechar, vamos ao meu preferido:

Tipo 5 - O chorão - São todas as doces e sensíveis criaturas,  criadas por avó de Yemanjá em apartamento sem Playground!
Cara, como são chatos. Tem a sensibilidade de um Colibri. Cria tópicos com poemas, orações singelas, mensagens, textos e pensamentos bem melosos, geralmente de cunho espírita, a todos os irmãozinhos. Meigos! Mas......... Basta serem contrariados em suas sempre tão HUMILDE colocação pra sairem aos prantos, batendo pezinho e prometendo ir "na tia" (os moderadores que são SEUS amigos ) falar sobre sua má conduta e grosseria. E ameaçam sair da comunidade, não postar mais e todas as pataquadas melodramáticas.  E o pior é que pros simpatizantes dos Chorões, eles foram realmente injustiçados, são vítimas da estupidez e grosseria dos outros. E pasmem, ainda saem em defesa dos malas sem alça. Fico até na dúvida de quem afinal é o mais chato nesse história. Os simpatizantes, querem pegar no colo, e mimar... então que façam o serviço completo, né. Pegem no colo e aproveita pra dar leitinho morninho, passar o babador e levar pra casa. rsrs Aff ! Malas ! Essas pessoas são tão infantis que não conseguem debater de forma madura. Se há uma pensamento e argumento contrário ao que ele coloca, são pessoas que estão contra ele. Isso beira a doença mental e com certeza , sérios dirtúrbios emocionais. A doença da moda é BIPOLAR. Então são todos uns Bipolares !! Mas que graça teria o Orkut sem esses Colibris ??

 E são por essas e outras que o Orkut vem perdendo cada vez mais pessoas de qualidade e ficando cansativo e repetivitivo. Até eu estou ficando repetitiva com esse papo. Chega!

Mas eu acredito que ainda dá pra fazer alguma coisa de útil por ali. Pelo menos arrebanhar mais amigos pro nosso incansável coração !

Um comentário:

  1. A Loba conseguiu mostrar ali o que vem acontecendo no mundo orkutiano.
    Lendo os "tipos que ajudam o Orkut a ficar cada mais menos interessante e mais desanimador" identifiquei um monte de figurinhas carimbadas desse mundo virtual.

    Algumas das descrições pareciam mais um retrato falado, de tão fiéis que são em relação a algumas figurinhas.

    Agora o tipo 5 (o mala chorão, criado pela avó em apartamento sem playground) é impagável. Nessa descrição eu identifiquei pelo menos uns 15 malas conhecidos...rsrsrsrsrs

    Se alguém tinha dúvidas dos motivos pelos quais me afastei uns tempos do orkut, basta ler essa postagem do blog. A resposta está ali. Mas tem gente que se acha o coitadinha e que os demais é que são chatos.

    Ah, cara Loba... acho que para ficar perfeito só faltou mesmo o tipo 6: o mala que não paciência para chororô e invencionices e manda logo os demais malas queimarem no mármore do umbral virtual (particularente acho que me encaixo nesse tipo 6 rsrsrsrsrs).

    Mas aos sensíveis de plantão, cuidado: você pode fazer, ainda que sem querer, uma auto-análise ao ler o blog da Ana. E fatalmente cairá num crise existencial ao descobrir o quando a sua personalidade foi exposta por essa loba cruel..rsrsrsrs

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir