terça-feira, 13 de setembro de 2011

Xangô - Majestosa Sabedoria






Pai ancestral, de tantas representações; vida, fogo, calor, discernimento, força e justiça. Axé imemorável da humanidade que representa o homem no exato momento em que começamos a nos agregar em grandes grupos sociais, formando civilizações articuladas e grandiosas. Xangô é o axé do discernimento humano, do seu poder de agregar e conduzir das massas para o crescimento coletivo e familiar. Axé que agiu na criação da união dos homens nômades primitivo, que viviam em pequenos grupos familiares a transformação de uma organização que gerou o modelo de sociedade que conhecemos hoje.

Xangô é o poder dos raios e trovões a mover as transformações climáticas.
É o calor da vida, tão fundamental para o impulsionar da força e entusiasmo do homem  perante as realizações de sua própria vida afetiva e material.
Axé que está no corpo humano em nosso coração, no calor de nosso corpo, e no funcionamento de nosso metabolismo.

A justiça talvez seja o atributo mais associado a Xangô. Mas devemos estar cientes que a Justiça divina, não se assemelha com nossa concepção egoísta e distorcida de justiça. Mas é envolta de perfeição, que não acoberta um ou outro por sentimentos individuais ou predileção, mas sim, perante as leis imutáveis do Criador, que é implacável e igual a todos sem distinção. Por isso, em situações que necessitamos o clamor por justiça a nossos detratores, devemos sempre pedir a Xangô o melhor a ambas as partes. Clamar pela luz da sabedoria e do discernimento divino que derruba a escuridão do egoísmo cego, onde somente faz com que olhemos para nós e nossas necessidades. Clamemos por clemência e misericórdia para que todos possam enxergar suas falhas e ter força e coragem para corrigi-las.

Nesse dia onde louvamos esse nome divino, clamamos por misericórdia, pelo poder da luz do discernimento na mente da humanidade. Que todo homem possa alcançar a sabedoria para ser o Rei justo, clemente e sábio para sua própria família. Que alcance o esclarecimento e sabedoria necessária para conduzir a todos para o crescimento e riqueza espiritual e material.

Pai Xangô, grandioso Rei, nos conceda seu calor, o poder de seu fogo, a fortaleza de suas rochas a nos proteger, a sua sabedoria pra nos guiar, a sua riqueza e majestade pra nos elevar cada vez mais em nossa vida; como homens, mulheres, irmãos, pais, filhos e filhas. E assim estaremos nos aprimorando e nos elevando cada vez mais junto a ti, como espíritos ancestrais conscientes da divindade real e viva dada pelo amor do Criador a toda a sua criação. 

Kaô Kabecile ! Salve nosso Rei Xangô! 



orkut - Comunidades

orkut - Comunidades:

'via Blog this'

terça-feira, 26 de julho de 2011

Se Eu Morresse Amanhã (Álvares Azevedo)

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã,
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda ti natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

Minha Desgraça (Álvares de Azevedo)

Minha desgraça não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta 
Tratar-me como trata-se um boneco...
Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro...
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro... 
Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito blasfema,
É ter para escrever todo um poema
E não ter um vintém para uma vela.

Anjos do Céu (Álvares de Azevedo)

As ondas são anjos que dormem no mar,
Que tremem, palpitam, banhados de luz...
São anjos que dormem, a rir e sonhar
E em leito d'escuma revolvem-se nus!
E quando de noite vem pálida a lua
Seus raios incertos tremer, pratear,
E a trança luzente da nuvem flutua,
As ondas são anjos que dormem no mar!
Que dormem, que sonham- e o vento dos céus
Vem tépido à noite nos seios beijar!
São meigos anjinhos, são filhos de Deus,
Que ao fresco se embalam do seio do mar!
E quando nas águas os ventos suspiram,
São puros fervores de ventos e mar:
São beijos que queimam... e as noites deliram,
E os pobres anjinhos estão a chorar!
Ai! quando tu sentes dos mares na flor
Os ventos e vagas gemer, palpitar,
Por que não consentes, num beijo de amor
Que eu diga-te os sonhos dos anjos do mar?

Adeus, Meus Sonhos! (Álvares de Azevedo)

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia 
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
Soneto (Álvares de Azevedo)

Ogún Orisá

Ogún, Um asé divino da criação, indispensável na vida de todo ser humano. Mas o que se pode esclarecer sobre seus aspectos divinos ? Primeiramente, quando falamos sobre “aspectos divinos”, estamos nos referindo a um princípio do criador para o planeta e para a humanidade. É Deus manifestado em diversos aspectos e emanações, através de uma força que impulsiona e age sobre determinado fenômeno, criando, transformando e moldando tudo o que existe e sustenta o nosso mundo.
Os Orisás para a Umbanda não são espíritos de grande luz e poder espiritual, mas enamações e extensões divinas e perfeitas do próprio Pai Criador, sobre toda a sua Criação.
E este magnífico e fundamental Orixá está presente na vida do homem em seu dia a dia. É o aspecto de Deus aguerrido e fiel, que luta por todos os seus filhos. Nos dá proteção e defesa. E irá lutar por nós em causas justas de grandes aflitos, tirando de nós os inimigos, as demandas e as dificuldades do caminho. É o pai que jamais nos desamparará, e estará ao nosso lado nas piores dificuldades com sua espada e facão, lutando por nós, quando nossas forças não são suficientes para superar as dificuldades.

Ogún é a consciência profunda do homem de que seu conhecimento por criar novas técnicas e instrumentos para a melhoria da vida e progresso humano, não vem desde mundo, mas é divino atributo de Deus, sabedoria que já nasce com o homem e vai sendo passada de gerações em gerações, atravessando o tempo, e, sempre se aperfeiçoando nas gerações futuras. Ogun é o poder criador da tecnologia cuja base é divina, atributo perfeito da manifestação de Deus, conferindo a cada ser que nasce, já ser dotado de conhecimento e poder de aprendizado a tudo que lhe for ensinado. 
 
O Asé de Ògún está também na facilidade das crianças em aprender novas tecnologias como computador, mundo virtual e toda essa avalanche de novidades tecnológicas tão complexas para os mais velhos assimilarem, mas elas já nascem dotadas para aprender com impressionante facilidade.
Ogún é a garantia de que cada geração acumulou o conhecimento anterior e possui condições de produzir para o futuro.

Pai, patrono de todas as profissões, é o homem na labuta para garantir a carne, o pão de todos os dias, a subsistência. Ogún que nos socorre, indo a nossa frente, abrindo nossos caminhos para novas oportunidades de emprego e condições de sustento.
Seu asé é de grande poder e força. Que não pode ser invocado em vão, ou para pequenos aborrecimentos do dia a dia, vinganças ou desavenças. E quem clamou por ele sem necessidade, terá que prestar contas, pois Ogun, é um asé a serviço da humanidade nas grandes aflições e dificuldades.
Ogún é o aspecto de Deus que faz sermos capazes de sempre aprender coisas novas e usa-las em benefício próprio, em benefício do próximo, de nosso meio e da humanidade. Logo, todas as descobertas que foram grandes armas da humanidade contra doenças, contra a fome e catástrofes naturais, há a manifestação de Ogun, levando o homem a descobertas para o progresso e sua melhoria de vida.
Ogún é Deus; lutando por todos nós, em nossas batalhas, e nos ajuda a descobrir novas formas de superar nossas próprias dificuldades e limitações. A superação do homem sobre todas as adversidades de seu caminho, se chama Ógun.
Que seu asé se perpetue em nossas vidas e na humanidade, nos garantindo sempre novas descobertas para o progresso humano e individual.
Que com Pai Ogún sempre possamos contar em nossas aflições e faltas de oportunidades de crescimento na vida.
 
Que com Pai Ogún sempre possamos contar em nossas aflições e faltas de oportunidades de crescimento na vida.
Que ele seja sempre nossa espada, nosso escudo, e nossa lança que vai a frente abrindo todos os caminhos e obstáculos do percurso. Que cada dia, possamos ser mais consciência de sua manifestação e poder em nossas vidas, e tenhamos a sabedoria, ânimo e coragem para buscar e ser merecedores esse atributo divino em nosso existir, chamado Ogún.

Patakori Ogún!

Texto escrito por Ana Araújo

Colaboração de Ogã Nilton Alfredo de Agangú do Ilê ilé-Ifê Asé Obaluaiyê.

Como lidar com o Ego!

Aqui estão sete sugestões para ajudá-lo a transcender os conceitos enraizados do orgulho. Foi escrito com o intuito de preveni-lo contra a falsa identificação com o ego orgulhoso. 

1. Pare de se sentir ofendido.


O comportamento de outras pessoas não é motivo para se sentir imobilizado. Existe a ofensa apenas quando você se enfraquece. Se procurar por situações que o aborreça, as encontrará em cada esquina. É o ego no controle convencendo você que o mundo não deveria ser do jeito que é. Mas é possível tornar-se um observador da vida e alinhar-se com o Espírito da Criação universal. Não se alcança o poder da intenção sentindo-se ofendido. Procure erradicar, de todas as formas possíveis, os horrores do mundo que emanam da identificação maciça do ego, e esteja em paz. Assim como nos lembra o
Curso em Milagres (Clique aqui para baixar): a paz está em Deus e você que é parte Dele só retorna ao lar em Sua paz. O Ser está em Deus e você que é parte Dele só retorna ao lar em Sua paz. Ficar ofendido cria o mesmo tipo de energia destrutiva que a princípio o feriu, e leva a agressão, ao contra-ataque e a guerra. 
2. Abandone o querer vencer. 
O ego adora nos dividir entre ganhadores e perdedores. A busca pela vitória é a forma infalível de evitar o contato consciente com a intenção. Por quê? Porque basicamente é impossível vencer sempre. Algumas pessoas serão mais rápidas, mais sortudas, mais jovens, mais fortes e mais espertas que você e acabará se sentindo insignificante e sem valor diante delas.

Você não se resume as suas conquistas e vitórias. Uma coisa é gostar de competir e se divertir num mundo onde vencer é tudo, mas não precisa ser assim em seus pensamentos. Não há perdedores num mundo onde todos compartilham da mesma fonte de energia. Só se pode afirmar que, em determinado dia, sua atuação esteve num certo nível comparada a outras. Mas cada dia é diferente, com outros competidores e novas situações a serem consideradas. Você continua sendo a infinita presença num corpo que está a cada dia ou a cada década, mais velho. Pare com essa necessidade de vencer, não aceite o conceito de que o contrário de vencer é perder. Esse é o medo do ego. Se seu corpo não está respondendo de forma vencedora, não importa, significa que você não está se identificando unicamente com seu ego. Seja um observador, perceba e aprecie tudo sem a necessidade de ganhar um troféu. Esteja em paz e alinhe-se com a energia da intenção. De forma inusitada, as vitórias aparecerão mais em seu caminho quanto menos as desejá-las.
3. Abandone o querer estar certo.
O ego é a raiz de muitos conflitos e desavenças porque o impulsiona julgar as pessoas como erradas. Quando a pessoa é hostil, houve uma desconexão com o poder da intenção. O Espírito de Criação é generoso, amoroso e receptivo; e livre de raiva, ressentimento ou amargura. Cessar a necessidade de ter razão nas discussões e nos relacionamentos é como dizer ao ego; “Não sou seu escravo. Quero me tornar generoso. Quero rejeitar a necessidade de ter razão”. Dê a oportunidade de se sentir bem dizendo a outra pessoa que ela está certa, e agradeça-a por lhe direcionar ao caminho da verdade”.

Ao deixar de querer ter razão, você fortalece a conexão com o poder da intenção. Mas fique atento, pois o ego é um combatente determinado. Tenho visto pessoas terminarem lindos relacionamentos por apego a necessidade de estarem certas. Preste atenção à vontade controlada pelo ego. Quando estiver no meio de uma discussão, pergunte a si mesmo; “Quero estar certo ou ser feliz?” Ao optar por ser feliz, amoroso e predisposto espiritualmente, a conexão com a intenção se fortalecerá. Esses momentos expandem novas conexões com o poder da intenção. A Fonte universal começará a colaborar com você para uma vida criativa ao qual foi predestinado a viver. 
4. Abandone o querer ser superior.

A verdadeira nobreza não é uma questão de ser melhor que os outros. É uma questão de ser melhor ao que você era. Concentre-se em seu crescimento, consciente de que ninguém neste planeta é melhor que ninguém. Todos nós emanamos da mesma força de vida criadora. Todos temos a missão de realizar nossa pretendida essência, tudo que precisamos para cumprir nosso destino está ao nosso alcance. Mas nada é possível quando nos sentimos superiores aos outros. É um velho ditado e, todavia, verdadeiro: somos todos iguais aos olhos de Deus. Abandone a necessidade de sentir-se superior, perceba a expansão de Deus em cada um. Não julgue as pessoas pelas aparências, conquistas, posses e outros índices do ego. Ao projetar sentimentos de superioridade retorna a você sentimentos de ressentimentos e até hostilidade. Esses sentimentos são veículos que os levam para longe da intenção. O 
Curso em Milagres aborda essa necessidade de se sentir especial e superior. A distinção sempre leva a comparações. Baseia-se na falta vista no outro, e se mantém pela procura e ostentação das falhas percebidas.
5. Deixe de querer ter mais.
 

O mantra do ego é “mais”. Ele nunca está satisfeito. Não importa o quanto conquistou ou conseguiu, o ego insiste que ainda não é o suficiente. Ele põe você num estado perpétuo de busca e elimina a possibilidade de chegada. Na realidade, você já está lá e a forma que opta para usar esse momento presente da vida é uma escolha. Ao cessar essa necessidade por mais, as coisas que mais deseja começam a chegar até você. Sem o apego da posse, fica mais fácil compartilhar com os outros. Você percebe o pouco que precisa para estar satisfeito e em paz.

A Fonte universal é feliz nela mesma, expande-se e cria vida nova constantemente. Nunca obstrui suas criações por razões egoístas. Cria e deixa ir. Ao cessar a necessidade do ego de ter mais, você se unifica com a Fonte. Como um apreciador de tudo que aparece, aprende a lição poderosa de São Francisco de Assis: “É dando que se recebe”. Ao permitir que a abundância lhe banhe, você se alinha com a Fonte e deixa essa energia fluir. 

6. Abandone a idéia de você baseado em seus feitos.

É um conceito difícil quando se acredita que a pessoa é o que ela realiza. Deus compõe todas as músicas. Deus constrói todos os prédios. Deus é a fonte de todas as realizações. Posso ouvir os egos protestando em alto e bom som. Mas, vá se afinizando com essa idéia. Tudo emana da Fonte! Você e a Fonte são um só! Você não é esse corpo ou os seus feitos. Você é um observador. Veja tudo ao seu redor e seja grato pelas habilidades acumuladas. Todo crédito pertence ao poder da intenção, o qual lhe fez existir e do qual você é uma parte materializada. Quanto menos atribuir a si mesmo suas realizações, mais conectado estará com as sete faces da intenção, mais livre será para realizar e muito aparecerá em seu caminho. Quando nos apegamos às realizações e acreditamos que as conseguimos sozinhos abandonamos a paz e a gratidão à Fonte.
7. Deixe sua reputação de lado.
 

Sua reputação não está localizada em você. Ela reside na mente dos outros. Você não tem controle algum sobre isso. Ao falar para 30 pessoas, terá 30 imagens. Conectar-se com a intenção significa ouvir o coração e direcionar sua vida baseado no que a voz interior lhe diz. Esse é o seu propósito aqui. Ao preocupar-se demasiadamente em como está sendo visto pelos outros, mostra que seu eu está desconectado com a intenção e está sendo guiando pelas opiniões alheias. É o seu ego no controle. É uma ilusão que se levanta entre você e o poder da intenção. Não há nada a fazer, a não ser que você se desconecte da fonte de poder convencido de que seu propósito é provar o quão poderoso e superior é, desperdiçando sua energia na tentativa de obter uma reputação maior entre outros egos. Faça o que fizer, guie-se sempre pela voz interior conectada e seja grato à Fonte. Atenha-se ao propósito, desapegue-se dos resultados e assuma a responsabilidade do que reside dentro de você: seu caráter. Deixe os outros discutirem sobre a sua reputação, isso não interessa. Ou como o título de um livro diz: O que você pensa não me diz respeito! 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Comentário sobre uma Novela Mexicana!

Todos sabem que além de um espaço para discutir, conversar e conhecer pessoas ligadas a religiões afins, as comunidade de Umbanda do Orkut é um universo a parte na vida de muitas pessoas, onde fazemos amigos, criamos parceiros e irmão de fé na religião, colegas, e infelizmente desafetos também.

Porém acredito eu que tudo deva ficar apenas virutalmente as relações, que por ventura nos cheguem com algum de teor negativo e nos provoque emoções obscuras.

Nunca levei nada do orkut pro lado pessoal , e todos os desacordos e discussões sempre ficaram no campo virtual.

Mas quem acompanha o movimento das comunidade e figuras mais populares sabe o bafão que ocorreu a mais ou menos um mês indiretamente me envolvi numa parte dos acontecimentos.

Mesmo achando uma tamanha sacanagem e coisa de marica, distorcer minhas palavras num ambiente que eu não estava lá pra argumentar quando criaram um tópico distorcendo deliberadamente uma colocação que fiz. Bom, isso acabou culminando no Orkuticídio do Silvio (figurinha popular). Porém o mesmo ressuscitou e pra explicar o que fez, está colocando culpa em outras pessoas, menos assumindo as suas. E nessa tentativa de restaurar o seu nome, ele está me acusando de manipuladora e de que criei uma armadilha pra ele, usando o Donc (meu pds).

O texto abaixo não se destina a explicar qualquer coisa sobre meu caráter ou postura pra essa pessoa (Silvio), mas sim, porque o nome de meu Pai de Santo está sendo usado por ele, a todo momento pra obrar das suas ao falar sobre o ocorrido, na tentativa de 'limpar sua barra, jogando o que fez nas minhas costas".

Então , estou postando aqui e em breve , postarei também no Orkut.

"Somente hoje vi o que o Silvio postou sobre o ocorrido que começou na Diálogos; tópico que foi deletado junto com o perfil dele. Até pq, n acompanho esse novela mexicana que ele quer vender aos orkuteiros umbandistas. Mas apagar rastro de cáca é com ele mesmo, sempre fez e sempre irá fazer.

Primeiro que é uma puta de uma covardia, ficar insinuando por aí que eu fiz cama de gato pra ele usando meu PDS, em ambiente que não faço parte e não estou lá pra me defender, além dele espertamente ter apagado seus rastros que poderiam servir como elemento revelador de como as coisas realmente aconteceu e não como ele está pintando agora, querendo jogar a culpa das merdas que faz nos outros. Espertinho não ?! Covardia, mal caratismo e mariquice! Mas isso não é novidade vindo de quem vem. Só seus baba ovos que não vêem, ou se fazem de cegos. Caem de para-quedas no meio do “tiroteio” e saem deixando comentários em defesa do Silvio, pq n sabem da missa a metade do que esse sujeito aprontou pelas comunidades que passou. Compram a imagem que ele vende e ainda acha que os outros  é quem está faltando com o respeito com o homem de bem que é respeitador com todos!

Eu também nos primórdios do Orkut, já comprei esse peixe, como várias outras pessoas. Mas qdo nos colocamos para observar os comportamentos, palavras dúbias, atitudes e situações que cria e se mete; furos que só um mal caráter e mentiroso  deixa, a gente vai pescando quem na verdade é o sujeito. Um dissimulado , velhaco, raposa velha e manipulador, com fortes, sérios problemas psico-emocionais, o que poupa muitos de seu convívio se afastar, por acham “apenas uma pessoa com problemas e ingênuo. Concordo na parte do “com problemas”, mas ingênuo não. Porém isso n lhe dá o direito, nem muito menos é desculpa de agir com covardia, mal caratismo com outros que ele não considera “Aliados” e sim “ inimigos”, como ele já declarou várias vezes sobre mim; que eu era sua inimiga declarada”. O tempo me mostrou quem é esse velhaco sujo. E não foram uma, duas, três, quarto, mas várias situações que pude perceber quem na verdade é ele por trás dessa imagem que tanto se esforça em passar.

Porém, nunca o agredi, xinguei ou desmoralizei. Apenas reformulei uma opinião a seu respeito e agia conforme ela; debatendo suas sandices qdo cruzava com ele e o ignorando como ser humano em assuntos off tópic. Mas respeito até o direito dos outros não terem caráter. Tipos assim é figura repetida no meio social, alias, comum até demais, infelizmente. Então nunca fiquei questionando isso e aquilo, ou entrando em empreitadas contra ele. Sempre fiquei na minha pq , francamente, adoto o protocolo eqüino com ele; cago e anda pras suas. Até me chamar pra “me explicar” na comunidade dele, ele o fez. Porém nunca dei importância a tal pessoa.

Mas porque resolvi dar agora ? Continuo não dando importância a tal criatura repulsiva. Pra mim ele é uma pessoa completamente desprezível, um ser humano sujo e sem caráter algum, que não me atinge e n me envolvo. Mas ele, nessa situação toda, usou meu PDS e isso eu não admito. Falar de mim, me acusar de manipuladora, que criei armadilhas, que sou inimiga dele, é indiferente pra mim, ele pra mim É NADA, SEQUER O CONHEÇO felizmente. O que ele passou ser no meio virtual, durante esses anos todo de convívio pelas comunidades a fora, já me é suficiente.  Mas envolver meu PDS NÃO!

E para que não fique dúvidas, quem acompanhou o tópico na Diálogos, sabe perfeitamente o que quis dizer com relação a Exu, Oxalá e Jesus. E sobre eu ter mandado ele falar com o Donc (que é meu PDS), foi justamente pq ele se mostrou tão indignado com minhas colocações, achando-as absurdas, que falei pra perguntar a ele sim, para que o Silvio entendesse melhor sobre o que eu estava falando. Pq sabia que eles sempre que podem, conversam sobre vários assuntos referentes a religiões afro e Orixás. Até coloquei que seria para o seu crescimento pessoal. Porém, simplesmente, para mostrar que era besteira o que eu tinha colocado, achando que o eu estava dizendo era um absurdo (palavras dele no tópico), criou um tópico na comunidade Dele (a qual n estaria lá pra defender o que eu falei depois do convite dissimulado que me fez, pra disfarçar, sabendo que eu não iria aceitar o convite por questões óbvias) destinado ao Donc, achando que ele iria desmentir todas as minhas colocações na outra comunidade, porque na cabeça dele, EU ESTAVA ERRADA. Porém, não teve coragem, nem hombridade pra falar na minha cara, nem conhecimento suficiente para debater comigo na Diálogos mesmo e contra argumentar. Foi covarde duas vezes e sem competência para debater, já que discordava de mim. Quem usou quem?  Mas ele n se ferrou por uma armadilha minha, mas por suas atitudes mesmo, de manipulador e mal caráter. Se ele tivesse ido conversar com o Donc por depoimento como estava velho de fazer, para esclarecer a dúvida para seu aprendizado pessoal, como eu sugeri, nada disse tinha acontecido.
Massssssss não. A intenção dele ficou clara: não era aprender ou esclarecer sobre minhas colocações como algo importante pra ele, como ele pintou durante o Tópico. Ele simplesmente queria mostrar puiblicamente que eu estava errada. E agora quer reverter a situação, dizendo que EU foi quem manipulou tudo e fiz uma armadilha. Mas quem acompanhou tudo consegue ver claramente o que ocorreu. Suas atitudes falam por si só. Nem preciso colocar que ele distorceu completamente minhas palavras, deixando todos pensarem que eu tivesse dito uma coisa, qdo na verdade n disse. E nisso, pessoas na própria comunidade dele, se manifestaram, dizendo que minhas palavras estavam sendo distorcidas. Mas a ânsia de provar publicamente que eu FALEI MERDA, era tanta, que ele ignorou e seguiu em frente. E só caiu em si , qdo o Donc disse que não queria ser usado como Bucha de Canhão. Ele deletou a postagem dele logo em seguida e pouco tempo depois a comunidade. Ou seja, tropeçou nas próprias pernas e agora quer colocar a culpa em outras pessoas.

Agora quem manipulou quem ? Uma pessoa dessas tem algum caráter e moral para acusar e levantar insinuações que contestam o caráter de outra? 

Uma pessoa que age assim só pode ser sem caráter, amoral , dissimulada , falsa e velhaca. Quem diz que ama e é parceiro, mas para juntar aliados e não amigos! E quem se alheia com gentalha assim, é porque é igual, ou compactua com atitudes do tipo.
Silvio, como falei, você pra mim  é um ser desprezível, não é homem e não respeita suas netas, pq quem tem família, antes de agir como mal caráter, tem que pensar na honra dos seus. Mas nem isso vc faz! Quer falar de mim ? Fala, n dou a mínima pra você. Mas por gentileza, não toque mais no nome de meu PDS o ligando a essa sujeira todo que fez obrou. Vc é como um porco que por mais que tenta se limpar, a lama no qual vc chafurda e rola todo dia é tamanha que todos acabam sentindo o seu odor fétido e pútrido.
Então, rasgue seus dedos falando como bem entender sobre mim, mas não coloque mais o nome do meu PDS nesse meio podre que vc criou.

O aviso está dado, sem mais pra você!

sábado, 26 de março de 2011

As Religiões afro-ameríndias no Orkut!

Reservo este espaço para a galera do Orkut. Aqui deixarei dicas, critícias, recomendações e destaque para pessoas, comunidades e tópicos, assuntos e discussões interessantes que valem a pena conferir. Como também o que não vale conferir.

As comunidade que tratam do universo Umbandista está ficando cada vez mais chato e enjoativo, ou sou eu quem to chata e enjoativa? Acho que ambos, pra falar a verdade.

De uns tempos pra cá, anda cada vez mais difícil entrarmos coisas que realmente vale a pena conferir. Que realmente mereça nossa atenção e participação. Assuntos completamente repetitivos; mesmas briguinhas e discussões: matança na Umbanda, Vocês conhecem o Guia X, alguém sabe a história dele, qual a origem da Umbanda, e Zélio, Exu é o Capeta, quaresma, entre tantos outros assuntos batidos que cansa. Até porque, as respostas são as mesmas, o que muda, são os personagens - pero no mucho -

Tirando os assuntos batidos e repetidos....Ficam as pessoas chatas e repetitivas. E como tem circulado gente desinteressante nesse meio.

Além das pessoas chatas e repetitivas.... tem os que acham que as comunidades do Orkut TEM QUE SER uma porta aberta a iniciantes, curiosos e simpatizantes das religiões para explicações, balcão de "Tira dúvida", "Orientações aqui", "Conheça a Religião ". Não digo que não possa ser um espaço interessante e útil para iniciantes, até porque tenho uma comunidade voltada para esse público. Mas resumir as comunidade para isso, ou que seja pra isso, é um equívoco. Pior é quando pessoas que não conduzem suas postagens para auxiliar iniciantes, por achar que iniciante deve aprender e tirar todas as suas dúvidas dentro de seus próprios terreiros, ou os que façam parte como assistentes, são criticadas e acusadas como não Umbandista por não cumprir "tal ato de ajuda ao próximo, a caridade".

Por outro lado, quem usa as comunidade apenas para se divertir, tirar saro, passar o tempo e nada de proveitoso e construtivo quer tirar, também está perdendo grande oportunidade de no mínino, fazer grandes amigos e trocar idéias sobre assuntos relevantes; assim como era antigamente.

As comunidades a uns 3, 4, anos atrás, eram lugares que se encontrava pessoas realmente dispostas a debater, a trocar idéias, a defender e expor pontos de vista. E se via ótimas discussão, debates onde realmente nos fazia pensar e refletir sobre os diversos temas.  Hoje em dia o que se vê são pessoas que querem porque querem apenas colocar o que acham e ponto. Ou os expõe algo que não aceita respostas e comentários contrários ao esperado. Discordar agora virou sinômino de desrespeito. E ai de quem discordar, é sempre o dono da verdade, o cara que quer ser o tal, e por aí vai. Alias, não se pode criticar nada. Criticar é ilícito e não é coisa de Umbandista. Os bons Umbandistas não criticam. E aí a boa e edificante discussão e confronto de pontos de vista, é coisa esquecida e deixada pra trás pelas comunidades que deveríam entre outras coisas, ser um espaço voltado para discussões e troca de idéia de assuntos afins, que é a religião de Umbanda e seu bojo. Infelizmente! Talvez por isso que as comunidades estão paradonas, e cada dia mais, percebo que os bons debatedores e pessoas que somam, tem sumido e pouco aparecem, lastimavelmente!

As comunidades estão em crise e abaixo destaco os "tipos" que ajudam o Orkut a ficar cada mais menos interessante e mais desanimador!

Tipo 1 : O atiçador disfarçado! É o cara de pau que nunca aparece nos tópicos da comunidade. Mas é o primeiro a aparecer quando o circo tá pegando fogo, querendo apagar com gasolina. E quando a briga esfriou, ele aparece fazendo um comentário "pseubonzinho" só pra reacender o assunto da briga. Mala e Xarope. Não vale a pena conferir gente assim.

Tipo 2: Os pseudo-moralistas - São os caras malas que igualmente ao tipo 1 , quase nunca posta nem contribui com songas nenhuma. Mas aparece do nada, com um manual de bom comportamento debaixo do suvaco, pagando geral e dando lição de moral a todos. Seu discusso geralmente começa assim " que umbandistas são vocês? Vocês deveriam se envergonhar" - É o suprasumo da babaquice. Quem ele acha que é pra ficar dando lição de moral nos outros, ninguem sabe. Nem ele.

Tipo 3: Os Pseudo-bonzinhos - São os Xaropões que tudo é lindo em nome da caridade. Igualmente ao tipo 2, andam com um o manual embaixo do suvaco; a do BOM SAMARITANO. E vive a abraçar todos, todos são seus irmãos, tudo existe até incorporar o Boi Tata , só porque é feio falar que tal coisa não existe, porque podemos estar desrespeitando a fé alheia e a casa do outro. O que importa é a caridade que se faz. Faz o tipo, "acolhedor" e tem pra mais de 500 amigos em seu perfil. 90% são de pessoas que ele nem sabe quem é. Mas vai adicionando só pra fazer volume. Mas olhe bem , espie ! Que por trás de todo pseudo-bonzinho, existe um interesse escondido. Pense! Ele quer ser o perfeitinho, se faz de politicamente corretinho, bonitinho, humildezinho, pequenininho, mas ninguem é tão "INHO" assim. O que ele quer é atrair pessoas pra si, para ser aceito, dizendo e sendo o que todo mundo quer ler e ouvir, mas o porquê disso, Só Zambi pra saber! Causas existências e causas escusas pra vender a auto-imagem ?

Tipo 4 : Os Espertalhões: Tem muito do tipo 3, mas diferentemente de brechas para crises existencias, ele tem é 2, 3 e 4 intenções bem definidades e estruturadas: arrebanhar filhos de fé e/ou clientes na esperança de aumentar o volume do seu terrreiro e/ou suas contas bancárias. O tipo 4 tem sub tipos, que seguem abaixo:

a) O pseudo-sacerdote (como reconhecer) - Primeiramente fazendo total e íntegra questão de expor e ostentar um título e nome pomposo (com nome e sobrenome) logo na abertura de seu perfil. São diretos e logo de cara, já falam que fazem trabalhos espirituais. Dão contato de msn, skype, e-mail e telefone. Pedem participação em trocentas comunidades e participa de algumas (as que são mole pra ele) e vai respondendo as perguntas de pessoas claramente inexperientes, e com com ar do tipo 3, pede pra add (só pra fazer amizade). E assim ele vai tentando fazer a lista de contribuintes. Enfeita o pavão e até arrota descendência, títulos, feituras, tradições. Mas pense: quem realmente tem descendência séria e respeitavel, não ficaria em pleno Orkut, garimpando encaltos para trabalhinhos espirituais. E no fritar dos ovos, quando vai vê, nem PDS o cara é. E por que? Porque é um pseudo-sacerdote, que só quer vender que é, que queria ser, que espera ser, que pensa ser, mas nos fundos, nos fundos, não é chongas nenhuma. Só mais um espertalhão no mundo, que já tá cheinho deles. Nem Original o marmota consegue ser. É só uma figurinha repetida!

b) PDS pseudo-caridoso e bem intencionados - É o cara que é PDS. Igualmente ao tipo de cima, tb declara escancaradamente que o SACERTODE. Mas este não faz propaganda de seus trabalhinhos espirituais. Alias, fazem questão de frisar com todas as letras que TRABALHAM NA LEI DA UMBANDA. Cobrança por trabalhos ?? Jamais !Vivem querendo atenção e fazem de tudo pra consegui-las. Criam comunidades, fazem propaganda de suas comunidades, eventualmente de eventos de sua casa, tentam a todo custo ficar em evidência. São "bonzinhos", o paizão que todo mundo pediu a Deus, querem agradar a todos, todos são queridos, são amadas, são manos e manas. Sempre terminam suas postagens com uma frase de efeito - "que Oxalá lhe cubra, que Oxalá ilumine seu caminho sempre, que Zambi lhe abençoe " e pererê pão duro. São os primeiros a aparecerem naqueles tópicos de inciantes com dúvidas ou com desabafos e problemas. Fazem questão de ser amorosos, atenciosos ao extremo, bonzinhos, desinteressados, beirando a ingenuidade. Que lindos! Mas por trás disso tudo, também esconde objetivos e metas a alcançar - arrebanhar encaltos para suas casas. Eles chamam a atenção pra si, sendo bonzinhos, passando uma imagem que são acolhadores e sérios PDS, mas o tempo acaba mostrando que são cobras falsas, que querem vender uma imagem boa. Mas a hipocrisia, a falsidade e esperteza, são imbatíveis. São os tipos mais perigosos, pq as pessoas acabam comprando que são criaturas maravilhosas, que só querem o bem de todos e da religião. E assim , vai cativando pessoas para baixo de seus asas que de Anjo não tem nada.
    
c) Os Cata-fundamentos - Esse tem um pouco dos outros acima - Vivem pelas comunidades, criando tópicos a fim de pessoas que possam lhe passar algo, com a desculpa de que só quer dar movimento as comunidades. Mas cria tópicos sobre fundamentos na esperança de aprender alguma coisa. Pq é inseguro com o que sabe , ou pensa que sabe. Pra disfarçar sua total ignorância, diz que sabe (mas é segredo), mas no fundo, não sabe é de nada com coisa alguma. Esse tipo é muito fácil de perceber, só não vê , quem não quer, ou deixa se enganar, principalmente se o espertalhão, também fizer o tipo b.

d) Os pseudo-sábios - Esse é o mais difícil de perceber e engana até os mais experiêntes. Pra começar, é o cara que sabe escrever e desenrolar bem um texto. Deve ter estudado em bons colégios, né !! Responde a perguntas difíceis, participa de bons e interessantes debates. Escreve sempre com ar de sábio, e que entende muuuuito bem do que está falando. Beira a arrogância, mas vai conquistando seguidores orkuteiros. Detalhe; se mete em todos os assuntos, mesmo os que não pertençam a religião a qual declara professar. E nunca perde a pose de "cara, eu sei muito bem do que tô falando". Também cria comunidades de esclarecimentos sobre algum assunto, faz questão de colocar suas origens, títulos de tudo mais. Deixa no ar, ou passa todas as letras que entendem muito de fundamentos. Passa credibilidade e solidez nas informações que coloca. E nisso vai ganhando amigos, admiradores. Eventualmente participa de brigas e é aí que se percebe toda a sua vaidade, prepotência, arrogância e infantilidade. Mas o tempo passa, o tempo voa e um belo dia, aos homens de boa vontade, acaba-se por perceber nas entrelinhas que o Tal Fodão, antes de postar, vai em fontes , pesquisa, tira dúvidas com alguém em "segredo", vai em livros, vai em comunidades ás escondidas, onde tem gente que realmente sabe do que fala, e não vamos esquecer de nosso paizão o GOOGLE. E assim ele acaba criando uma identidade que não corresponde a realidade. E muitas vezes, só quem passa a conhece-lo fora das comunidades, é que acaba vendo o tal Mr. Fodão, não passa de mais um Marmota. Figurinha repetida também.   Passa eloquência, seriedade, e compromisso religioso , mas o único compromisso que ele tem de fato, é com o seu bolso e o limite do chefe especial. Quando ele vende um peixe que não tem, e vai ganhando seguidores e admiradores, ele vai servindo de conselheiro, preocupado com o bem estar dos outros, e usa sua influência para ganhar mais um cliente. Se aproveita dos momentos de dificuldades, e desespero e acaba fazendo sua vida assim. Em cima de uma mentira que não correspondem a seus parcos e porcos conhecimentos. Além de seu caráter que não existe. Ética ? O que é isso? Palavra não encontrada no dicionário do Espertalhão tipo D. Atenção !!! É o mais perigoso de todos !! E se você caiu nas malhas dele, cuidado, seu ebó não vai sair por menos de 500 reais. E bom é que ele promete. Mas só promete, porque fazer mesmo, NADA. Tem a balde desse tipo aqui pertim de casa. E aos montes camuflados por aí no Orkut e Net da vida. Todo cuidado é pouco!

E pra fechar, vamos ao meu preferido:

Tipo 5 - O chorão - São todas as doces e sensíveis criaturas,  criadas por avó de Yemanjá em apartamento sem Playground!
Cara, como são chatos. Tem a sensibilidade de um Colibri. Cria tópicos com poemas, orações singelas, mensagens, textos e pensamentos bem melosos, geralmente de cunho espírita, a todos os irmãozinhos. Meigos! Mas......... Basta serem contrariados em suas sempre tão HUMILDE colocação pra sairem aos prantos, batendo pezinho e prometendo ir "na tia" (os moderadores que são SEUS amigos ) falar sobre sua má conduta e grosseria. E ameaçam sair da comunidade, não postar mais e todas as pataquadas melodramáticas.  E o pior é que pros simpatizantes dos Chorões, eles foram realmente injustiçados, são vítimas da estupidez e grosseria dos outros. E pasmem, ainda saem em defesa dos malas sem alça. Fico até na dúvida de quem afinal é o mais chato nesse história. Os simpatizantes, querem pegar no colo, e mimar... então que façam o serviço completo, né. Pegem no colo e aproveita pra dar leitinho morninho, passar o babador e levar pra casa. rsrs Aff ! Malas ! Essas pessoas são tão infantis que não conseguem debater de forma madura. Se há uma pensamento e argumento contrário ao que ele coloca, são pessoas que estão contra ele. Isso beira a doença mental e com certeza , sérios dirtúrbios emocionais. A doença da moda é BIPOLAR. Então são todos uns Bipolares !! Mas que graça teria o Orkut sem esses Colibris ??

 E são por essas e outras que o Orkut vem perdendo cada vez mais pessoas de qualidade e ficando cansativo e repetivitivo. Até eu estou ficando repetitiva com esse papo. Chega!

Mas eu acredito que ainda dá pra fazer alguma coisa de útil por ali. Pelo menos arrebanhar mais amigos pro nosso incansável coração !

quinta-feira, 24 de março de 2011

O mundo maravilhoso da Internet !!

Não é nenhuma novidade que o universo virtual é um prozac pra todos os solitários, atores, escritores, cantores, poetas, dançarinos, contadores sem graça de piadas, e "artistas" frustrados e desiludidos, que queriam ser celebridades e ter notoriedade. Porque nesse quase infinito mundo, podemos ser o que quisermos, expor o que quisermos, ser o Dono da bola e ainda correr o risco de ser premiado como " um dos vídeos QUASE mais assistidos do Youtube.

Já pensou em ter seu próprio site, seu próprio vídeo ?? Um espaço só seu em que você pode declarar todas as sandices e devaneios que passam nas esquinas, becos e entranhas da sua mente?? Bom, nas entranhas também não, né. Não exageremos !!! Vai que alguem lê mesmo e acha o IP do seu Computador , né ?!

Sempre se pode dar um jeito, escondendo-se com a licença poética e dizer que é apenas um poema, uma crônica, um conto TOTALMENTE fictício que nada temos a ver com isso. Qualquer semelhança é mera coincidência. Alias, felizes são os Poetas , que podem falar oque quiserem sobre seus segredos, desejos e delícias mais profundas, e ainda no fim de tudo, não ter nada a ver com aquilo. As transgressões e despudores desde que não sejam "nossos" é um bom e magnífino tema de folhetim.

E se você está pensando que esse texto é uma auto propaganda, ou feito pra VOCÊ, enganou-se.

Não estou nem aí pra você!

Seguindo a moda, estou aderido ao mundo virtual e estou até pensando em fazer um Blog, que será um espaço totalmente meu. De um auto-diálogo quem sabe. Como um diário? Sei lá...

Tá aí, uma coisa que nunca tive saco pra fazer. Pra mim, esse negócio de ficar escrevendo pensamentos, frases, e todas as maluquices que fazemos durante o dia, é coisa pra gente que não tem o que fazer e homem fresco.

Nos anos 80, ter diário era moda entre as pré e adolescentes. Lembro que minha irmã mais nova tinha um com capa dura cor de rosa com estampas de coração, com um cadeado. Que ela escondia com unhas e dentes. Coitada, mal sabia ela, que eu abria pra espiar todas as noites depois que ela caia no sono profundo. Participei assíduamente da vida íntima e sexual de minha irmã. Disso ninguem pode reclamar. Pelo menos, acompanhei tudo pelo diário dela. Mas acompanhei!

Mas deixando a intimidade de minha irmã de lado e voltando ao assunto da internet, talvez esta seja a oportunidade de fazer o que meu psiquiatra recomeu e começar a registras meu dia a dia. Até porque, os terapeutas recomendam que façamos um diário com cada pensamento e emoção para que no fim de tudo, possamos nos entender e descobrir melhor sobre nós mesmos. Ver as coisas mais claramente. É, mas quem tem saco pra isso ?!

Além disso, quem realmente vai querer entender a si próprio a partir de um simples diário? Eu não consigo nem entender meu cachorro !! Entender a mim mesmo então, ferrou ! Que dirá entender as pessoas, o mundo, a vida?! Sei não!

Como dizem que tudo é uma questão de escala e degraus... então deduzo que em primeiro lugar, tenho que procurar entender meu peixe Betha, depois  meu cachorro, para chegar a mim. E quem sabe, depois almejar vôos mais altos, tentando entender você, as mulheres, a humanidade, o mundo, a crise mundial, o porquê das baleias cometerem suicído, entender afinal por quem os sinos dobram ? Entender a vida e por fim, entender a sua mãe. Bom, ai...Imagino que, chegando nessa fase, acho que já deverei ter alcançado a transcedência dos seres perfeitos que são feitos de purpurina e  sem forma definida; porque são só LUZ. Mas.....como eu não penso virar purpurina, então nem também não pretendo chegar a entender sua mãe.
Ficamos então com meu Peixe Betha.
Enfim......

Não espero que você leia esse texto,  porque convencida como é, vai achar que "ele fez isso pra mim, ai que romântico" !! Também se eu chegar a fazer um blog, nem vá pensando que você entrará nele.

Não!! Será tão somente um espaço para culto, louvação, reverência e adoração a MIM. Tudo o que quero vou colocando nele. O que? Se eu to pensando em cumprir a recomendação do meu Psiquiatra ? Diário é coisa de gente fresca, já falei. Isso não é coisa de homem, não! Esse papo de querer se entender e se encontrar na própria natureza, é papo pra filósofo queimar neurônios. Eu ainda prefiro a velha e boa matemática. Porque se pararmos pra tentar entender a si e a vida, ela passa. E quando vamos perceber, já estamos velhos, de chinelos de dedo franciscano, barbudo e chorando com a Oprah ! E a vida já se foi e a você so restará não esquecer de tomar o coquetel diário de enalapril, rivotril e lexotan. Porque Viagra já nem faz mais efeito! E o tal sonho de entender alguma coisa, já parece algo distante, um sopro esquecido nos pensamentos de outrota, que uma tal de Alzheimer faz lembrar, mas muito vagamente. O que era mesmo que eu estava dizendo ?

Mas isso tudo, vai ver que foi porque deixou os anos passarem e não fez um dos príncípios básicos da vida , que é , VIVER. E talvez, ela, a vida, seja pra ser vivida e revivida vários vezes na mesma vida. E quando acharmos que ela morreu, revivemos, para que ela volta a viver, bem a moda de Jason de Sexta Feira 13. Quem quer entender porque ele nunca morre e sempre volta no próximo filme da Série ? Tá vendo. É mais ou menos por aí. O que? Eu e minhas comparações tostas e idiotas ? É. A vida também é pra ser idiota, né!

Vai vendo!

Claudio Maia